Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
Prémio IFLA - ENSULIB «Green Library 2023»



Já são conhecidos os vários projetos candidatos e a short list final das 6 bibliotecas selecionadas pelo júri do Prémio "Green Library 2023", promovido pela Environment, Sustainability and Libraries - IFLA Section, 3 em cada uma das duas categorias previstas:

Best Green Library:
Grand Scale Project:

As bibliotecas vencedoras de cada categoria serão anunciadas no próximo Congresso da IFLA, em agosto 2023. Fique atento e entretanto explore os projetos candidatos!


*Nota:
Biblioteca de Tolna (Húngria)
Para além de promover a Biblioteca de Sementes IGYK, que disponibiliza pacotes de sementes variados, esta biblioteca promove ativamente o estabelecimento de parcerias através da celebração de vários acordos de cooperação com o objetivo de criar uma "Rede de Bibliotecas Verdes" na Hungria, promovendo a proteção ambiental, a cultura, educação, ciência, investigação e o envolvimento cívico. A cooperação entre parceiros concretiza-se na implementação de programas conjuntos, organização de palestras e workshops, bem como em ações de aprendizagem ao longo da vida e de educação ambiental. As partes comprometem-se a cooperar na mobilização e envolvimento de outros parceiros e públicos, e na comunicação e divulgação das iniciativas, cooperando igualmente na criação e implementação de projetos inovadores, partilhando informação e boas práticas. As partes apoiam-se mutuamente na implementação das metas formuladas na Agenda 2030 da ONU do Desenvolvimento Sustentável. Estes acordos de cooperação são celebrados por tempo indeterminado.

*Vídeo: Biblioteca de Sementes de Villa Valle (Itália):

Aceda a mais informação sobre este prémio na página da IFLA.

E na oportunidade das "Green Libraries", recuperámos o artigo de opinião de Aida Alves, para o Correio do Minho de 23-01-2020, sobre a importância da conscencialização dos bibliotecários, poder local e central para as bibliotecas verdes:


A melhoria da qualidade de vida no planeta está associada diretamente à implementação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável. É importante sensibilizar e envolver os bibliotecários nas questões ligadas ao meio ambiente, para que possam, juntamente com as administrações central e local, desenvolver macro estratégias que passam por conceber as bibliotecas como espaços culturais públicos verdes, com edifícios sustentáveis, design, arquitetura, equipamentos, gestão de recursos naturais e ambientais, políticas de reciclagem, bem como exercerem ações de educação ambiental junto da comunidade. É importante que se vá consolidando um novo conceito de biblioteca verde, green library, amiga do ambiente, com práticas sustentáveis no território.

Pequenos detalhes são muito importantes para garantir um projeto de biblioteca verde, desde aspetos de construção, tais como a instalação de painéis solares e sistema de iluminação com lâmpadas LED. A opção por lâmpadas de Light Emitting Diode (LED) também é recomendada, pois duram mais e gastam menos energia que as fluorescentes frias. A escolha da tinta, a qual deve ser, preferencialmente, à base de latex ao invés de óleo. Em relação à cor das paredes, a escolha de uma tinta clara é importante, pois reflete o calor do sol e faz o espaço ficar mais claro durante o dia, reduzindo a necessidade de luz artificial. Na hora de comprar equipamentos novos para a instituição, é importante optar por soluções ecológicas, que consomem menos energia ou recursos. Ter em atenção as aquisições de materiais e mobiliário, ferramentas de limpeza, bem como o ritmo do seu consumo e desgaste. É possível evitar o desperdício de material, evitando a circulação de papel e a impressão de documentos (desmaterialização dos processos), por exemplo. O papel pode ser reutilizado pelos utilizadores das bibliotecas, em mesas de estudo. Incentivar a aquisição e disponibilização de publicações digitais, evitando sempre que possível a impressão de cópias. Outra questão importante é quando há expurgo de publicações do acervo da biblioteca, estas devem ser reutilizadas ou recicladas. A gestão e separação dos resíduos é uma prática a aplicar também nas bibliotecas, assim como a diminuição do consumo da água. A aplicação da gestão ambiental no ambiente de trabalho, além de despertar a curiosidade de quem frequenta a biblioteca, servirá como exemplo de comportamentos ecologicamente corretos.

Para a biblioteca se tornar sustentável, há que pensá-la como espaço para ações de educação ambiental, contemplando programas e projetos voltados para a conscientização da comunidade e de seus utilizadores. Os profissionais de biblioteca devem contribuir de forma ativa para o desenvolvimento sustentável da comunidade envolvente, difundindo documentação ambiental e colocando em prática as suas competências de mediador da informação e de educador (ambiental). As atividades de mediação de leitura podem dar bons resultados no que diz respeito ao despertar da consciência ambiental junto dos participantes, assim como a promoção de eventos sobre a temática ambiental, tais como: palestras, debates, oficinas, exposições, concursos, entre outros.

A questão do desenvolvimento sustentável e ambiental é uma preocupação global que envolve todos os atores do território. Todos se devem mobilizar na identificação de soluções sustentáveis.





Atualizado a 15-06-2023 | RD


======================================================================

​Candidaturas, até 28 de fevereiro, para o Prémio "IFLA Green Library Award 2023" da secção da IFLA ENSULIB - Environment, Sustainability and Libraries, com o apoio da editora De Gruyter. 

ENSULIB-GLA-Logo1.pngEste prémio pretende distinguir bibliotecas comprometidas com a sustentabilidade ambiental, seja ao nível das soluções de construção dos edifícios, seja ao nível de serviços, projetos e atividades que a promovam. São duas as categorias a considerar ("Best Green Library/Grand-Scale Project" e "Best Green Library Project") havendo também a possibilidade do reconhecimento especial de um projeto que, apesar de recursos reduzidos, tenha conseguido alcançar um impacto significante.

Formulário de candidatura, critérios e condições do Prémio na página da IFLA.

 
22-12-2022 | RD      
    
© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 30-06-2025